Funda豫o Vanzolini

 
 

Exame de Aplica豫o de Logstica de Cadeia de Suprimentos

Voltar

A certificação de especialista em Logística de Cadeia de Suprimentos de Teoria das Restrições certifica que o indivíduo tem conhecimento suficiente e ferramentas (capacidade) para implementar com sucesso tanto a solução de Operações (Tambor-Pulmão-Corda e Gerenciamento de Pulmão ) quanto a de distribuição.

O exame de especialista em Logística de Cadeia de Suprimentos possui tempo total de 8 horas, normalmente dividido em duas partes de quatro horas. A aprovação para a certificação é de 70% de acerto para ambas as partes do exame geral.

O exame de peritos é constituído por uma mistura de questões objetivas e abertas, algumas delas se concentra em um ou mais estudos de caso apresentados no exame.

O exame geral aborda os três tópicos principais:

1. Processos de Raciocínio aplicados à Logística de Cadeia de Suprimentos

Objetivo: demonstrar capacidade de analisar qualquer ambiente e seu sistema  de logística da cadeia de suprimentos usando as quatro perguntas fundamentais dos Processos de Raciocínio.

Por que mudar?
Conhece os objetivos da função Logística de Cadeia de Suprimentos

O que mudar?

  • Sabe como a incapacidade de cumprir suas metas impacta as outras entidades do sistema.
  • Sabe da limitação fundamental(s) que a e solução logística da cadeia de suprimentos capacita as organizações a superar.
  • Sabe e entende o conflito central em operações e dos sistemas de distribuição. Conhece e compreende outros conflitos em operações e sistemas de distribuição.
  • Pode verbalizar os pressupostos principais que sustentam os conflitos de Logística de Cadeia de Suprimentos e demonstrar como eles causam efeitos indesejáveis específicos e comuns.
  • Pode identificar a(s) restrição(s) do sistema, ou seja, cadeia de suprimento interna, cadeia de suprimento global, operações, distribuição.

Para o que mudar?
É capaz de criar as injeções necessárias:

  • Superar as premissas errôneas que estão na base dos conflitos centrais em Logística de Cadeia de Suprimentos para qualquer tipo de sistema organizacional;
  • Demonstrar capacidade de construir as conexões lógicas das injeções propostas adequadas para efeitos previstos nessa e em outras funções.
    • É capaz de identificar situações (e pode demonstrar a habilidade de usar ferramentas de PR) para gerar injeções adicionais adequadas que são necessárias para criar uma solução personalizada para endereçar preocupações comuns e/ou obter a aceitação necessária.
    • Explicar como os Cinco Passos de focalização (Processo de Melhoria Contínua) são aplicados no sistema (cadeia de suprimentos, operações, distribuição).


Como causar a mudança?

  • Ter conhecimento suficiente para identificar e comunicar os obstáculos que surgem de maneira previsível em implementações de logística da cadeia de suprimentos, bem como derivar objetivos intermédios (OI).
  • Criar mapas de OI e árvores pré-requisito (APR).
  • É conhecedor e tem capacidade para lidar com as métricas/ medidas necessárias para implementar com sucesso soluções de  Logística de Cadeia de Suprimentos.

 

2.Operações

 

Objetivo: demonstrar entendimento da solução de Operações da Teoria das Restrições. Demonstrar a capacidade de comparar e contrastar o Tambor-Pulmão-Corda (DBR) e Gerenciamento de Pulmão com Lean / Just-in-Time (JIT) e Material Requirements Planning-MRP. Depois de ser fornecida uma breve descrição do método, os candidatos são convidados a comparar com o TPC.

A. Pode eficazmente comparar e contrastar as regras e práticas convencionais (ou seja, layout de processo, capacidade, planejamento de  trabalho e métricas descontrole) com as do TPC e gerenciamento de Pulmão, bem como  uma explicação do impacto de cada uma sobre as medidas de desempenho operacionais e financeiras.

B. Demonstra a capacidade de aplicar a solução nos quatro tipos de fábricas possíveis (VATI).

C. Compreende quando a solução Corrente Crítica deve ser aplicada em uma fábrica em vez do TPC simplificado.

D. Compreende como aplicar TPC simplificado (TPC-S) em produção para estoque (PPE), produção para pedido (PPP) e ambientes combinados (PPE e PPP).

E. Cria um cronograma com base nos princípios do TPC-S. Estabelecer pulmão(s) necessário, sua localização(s) e tamanho. Estabelecer um cronograma de liberação de matéria-prima. Definir e executar políticas para o tamanho dos lotes e lidar com o tempo ocioso nas não restrições.

F. Explica as medidas adequadas de desempenho.

G. Capaz de aplicar efetivamente o gerenciamento do pulmão:

  • Sabe como e quando acelerar
  • Entende o redimensionamento do pulmão
  • Explica como usar estatísticas da gestão de pulmão para melhorar o sistema

H. Explica como superar efetivamente as camadas de resistência (a mudança) por meio da aplicação do processo de aceitação.


3. Distribuição

Objetivo: demonstrar entendimento da solução de distribuição de Teoria das Restrições e capacidade de comparar e contrastar a solução de distribuição de Teoria das Restrições com outras soluções de Cadeia de Suprimentos, que são explicadas no exame.

A. Pode comparar e contrastar as regras e práticas convencionais de distribuição/ logística, com a solução de distribuição de Teoria das Restrições, juntamente com uma explicação do impacto de cada uma sobre as medidas de desempenho operacionais e financeiras.

B. Explica as medidas adequadas de desempenho.

C. Demonstra compreensão e capacidade de aplicar a solução de distribuição em ambientes com e sem a agregação de demanda: 

  • Determinar o tamanho e localização dos pulmões
  • Explica o impacto da solução nos inventários e lead time.

D. Explica como efetivamente superar as camadas de resistência (a mudança) por meio da aplicação do processo de aceitação.

Funda豫o Carlos Alberto Vanzolini - Todos os direitos reservados 2010


Website criado por interAmplitude

twitterfacebook