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Sites dão soluções coletivas e baratas para pequenas empresas


Bem-vindo à era das multidões. Graças à internet, todo e qualquer problema pode contar com o potencial de milhões de cérebros na elaboração da resposta. O nome desse fenômeno é "crowdsourcing". No Brasil, pequenas empresas começam a usar esse recurso para incrementar seus negócios gastando menos e lucrar com o apoio de clientes e parceiros.

Segundo Cláudio Oliveira, professor da Fundação Vanzolini e pesquisador do GTI (Grupo de Tecnologia) da Escola Politécnica da USP, as pequenas empresas podem aproveitar esse modelo de produção coletiva de soluções de duas formas: como clientes e como fornecedoras.

Em geral, as negociações realizadas nessas plataformas funcionam como numa concorrência e seguem os seguintes passos: o empreendedor expõe a demanda e determina o preço que pretende pagar; interessados enviam suas propostas dentro do orçamento; o empresário seleciona a mais adequada e contrata o serviço.

Já as que querem oferecer seus serviços e produtos a outras empresas também encontram plataformas. “Na página da 3M na internet há uma área destinada ao crowdsourcing. Nesse espaço, a companhia lança desafios e dúvidas e os empreendedores podem postar suas propostas. Quem apresenta a melhor solução para o problema leva um prêmio”, comenta Claudio.

Empresas podem divulgar demandas pelas redes sociais
Há sites especializados nessas negociações. No entanto, Marina Miranda, diretora da Mutopo Brasil, consultoria especializada em "crowdsourcing", ressalta que as empresas podem também lançar suas demandas em redes sociais gratuitas, como Orkut, Facebook, YouTube, Twitter ou LinkedIn.

Com isso, em vez de contratar terceiros para solucionar questões, o empreendedor consulta a nuvem (crowd) e anuncia seu problema. Pessoas e empresas participantes dessa nuvem, normalmente já engajadas com a marca, surgem com as propostas. “O pequeno empresário deve atribuir uma recompensa a quem apresentar a melhor solução. Esse prêmio pode ser em dinheiro, um brinde ou simplesmente o reconhecimento, como a citação daquela pessoa em seu site de forma diferenciada. Isso ajuda a motivar a colaboração".

Preço e qualidade são vantagens das soluções coletivas
As vantagens são muitas. A pequena empresa pode comprar um trabalho por um preço que cabe no seu bolso e ainda obter não apenas um, mas vários resultados. A solução também tende a ser mais qualificada, porque o processo de interação dos interessados em dar uma resposta àquela questão é dinâmico.

Todos os participantes podem ter acesso às propostas dos demais. As soluções vão se afunilando e há mais chances de o resultado acertar em cheio a necessidade do empreendedor. Além do que só se paga pela melhor resposta e elimina-se boa parte das questões trabalhistas se comparado às contratações.

Nesse processo, um ponto fundamental é saber em qual plataforma o empreendedor deve postar sua questão. Se ele busca selecionar um colaborador, o ambiente mais apropriado são as redes de relacionamento profissional, como o LinkedIn. Já se a intenção da consulta é testar um novo produto, o empresário pode filmá-lo em funcionamento e publicar um vídeo no YouTube. O local correto é aquele que concentra o maior número de pessoas capazes de dar uma resposta àquela pergunta.

Marina destaca o passo a passo que deve ser seguido pelos empreendedores ao lançarem um problema na internet. “Mas o mais importante é a mudança de mentalidade. Estar aberto à contribuição das massas.”


Passo a passo do crowdsourcing


- Problema
Capriche na construção da sua questão. Descreva seu negócio e a sua pergunta de forma detalhada

- Resultado
Exponha também onde você quer chegar com a solução do seu problema. Isso facilita a elaboração das propostas

- Plataforma
Escolha o local mais apropriado para lançar sua dúvida ou desafio. Responda a pergunta: em qual comunidade se reúnem as pessoas que devem ter a resposta?

- Motivação
O que vai levar as pessoas a colaborarem com a solução do seu problema? Ofereça recompensas que vão agradar aos participantes.

- Interação
O dono ou pessoa por ele selecionada deve ficar incumbida de manter a interação com quem participa da solução do problema.




Fonte: UOL Economia

Em: 26/4/2012


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