Fundação Vanzolini

Agilidade na Gestão: o que é Gestão Ágil e como aplicar?

15 de setembro de 2022 | 6min de leitura
Compartilhe:

Você conhece a Gestão Ágil de Projetos? A metodologia Agile nasceu para ser aplicada no desenvolvimento de softwares, na área de TI, mas, hoje, é amplamente utilizada em diversas áreas.

Vamos contar em detalhes para você como o conceito de Agilidade surgiu, quais as suas vantagens, que ferramentas utilizar e muito mais. Aproveite!

Como surgiu o conceito de Agilidade e o que é Manifesto Ágil?

O termo “gestão de projetos” ganhou mais notoriedade no meio industrial, por meio da Toyota, logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando se constatou que havia vantagens ao intervir em um projeto em vez de recomeçá-lo.

Depois disso, nos anos 90, o conceito ficou famoso também em outros países, principalmente entre empresas ligadas a softwares.

Assinado em 2001, em Utah (EUA), o Manifesto Ágil consiste em uma declaração de princípios e valores que são fundamentais para o desenvolvimento de softwares.

O documento foi criado por 17 profissionais, praticantes de Agile em suas respectivas empresas, que se reuniram para debates e concordaram sobre a importância do desenvolvimento de software e seus impactos.

Eles acreditaram tanto nesse movimento que decidiram escrever um manifesto, chamando a atenção do mundo para seu conteúdo.

Após considerar diversos termos para nomear o manifesto, os profissionais decidiram por “Ágil” ou “Agile”, por expressar valores da indústria de softwares, base de suas características (que vamos ver adiante) e suas formas de desenvolvimento.

Esse documento é considerado um tipo de “hino” para essa indústria, sendo também inegável para diversos outros setores.

O documento é baseado nos seguintes valores:

  • Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
  • O funcionamento do software acima de documentação abrangente;
  • A colaboração com o cliente acima da negociação e contrato;
  • A capacidade de resposta às mudanças acima de um plano pré-estabelecido.

Qual a diferença entre a gestão de projetos ágeis e a gestão preditiva?

A gestão de projetos ágeis consiste, como o nome já sugere, em agilizar o processo de execução. Nesse tipo de abordagem, não se faz necessário concluir o plano do projeto para se iniciar a execução.

Ou seja, por meio de softwares específicos, consegue-se apontar o planejamento das próximas etapas de maneira completa, bem como uma visão geral dos próximos passos até o projeto ser concluído.

Com isso, o projeto já pode começar a ser executado antes de se planejar sua conclusão, o que poupa tempo. Um exemplo de gestão de projetos ágeis: aprimorar um sistema de força de vendas utilizando Machine Learning.

Já a gestão de projetos preditiva conclui uma previsão de qual vai ser o resultado final de um projeto antes de iniciar a execução da primeira etapa.

A gestão preditiva é também chamada de “cascata”, pois quando se chega a uma próxima etapa, não se pode voltar nunca para a anterior.

Segundo Anderson Ferreira, dentre as diferenças entre a Gestão Ágil e preditiva estão:

PreditivaÁgil
Erro 0, acertar de primeiraErrar rápido, aprender rápido (Fail fast, learn faster)
Atenção aos detalhesFeito é melhor do que perfeito (done is better than perfect)
Qualidade Total (total quality)Foco no essencial (essencialismo)
Planejar é melhor do que remediarEntregas frequentes para o usuário
Custo de desfazer o erro é elevadoCusto de desfazer o erro é barato
Entregas isoladas não agregam valor para o usuárioEntregas isoladas agregam valor para o usuário
Escopo fixoEscopo dinâmico

Em quais tipos de projeto pode ser aplicada a Gestão baseada em Agilidade?

A Gestão baseada em Agilidade é indicada para projetos no qual as tarefas são intermitentes, desenvolvidas e aplicadas independentemente da predição de seu prazo final.

Com esse tipo de abordagem, as etapas de um projeto podem ser desfeitas ou desenvolvidas mais de uma vez, de acordo com os objetivos mais importantes.

Com isso, consegue-se, durante o desenvolvimento, oferecer e receber diversos tipos de feedbacks com os clientes. Isso permite que, mesmo que haja erros ou falhas na gestão de um projeto, elas possam ser corrigidas rumo ao melhor desenvolvimento dele, até sua eventual conclusão.

Quais são as principais ferramentas de Gestão Ágil?

Scrum

No Scrum, os projetos são divididos em etapas cíclicas, denominadas de Sprints. Cada um deles dura entre duas e quatro semanas e descreve tarefas que devem ser feitas.

Quando um sprint acaba, o outro começa, até que o projeto entregue valor ao cliente. Ao final de cada sprint, avaliam-se os resultados, com relação a possíveis erros e acertos para, dessa forma, melhorar as etapas seguintes.

Kanban

Trata-se de um método visual, de fácil entendimento baseado em quadros de trabalho e cartões.

Neles, ficam representadas funções e tarefas, bem como os status delas, como: “pendentes”, “andamento” e “concluídas”. Por meio desse método de gestão ágil, torna-se simples acompanhar cada tarefa e estabelecer responsabilidades para cada integrante do projeto, bem como saber o que foi feito e o que ainda vai iniciar.

XP – Extreme Programming (XP)

Trata-se de um método para desenvolvimento de softwares. O XP trabalha com pequenas entregas e relatórios que são disponibilizados ao cliente, conforme as tarefas são finalizadas.

Ele serve para lidar com prazos curtíssimos e demanda uma equipe bastante engajada. Segundo o blog Artia, essa metodologia é baseada em quatro conceitos:

  1. Comunicação
    Objetiva evitar lacunas em processos e problemas entre clientes, equipes e fornecedores.
  2. Simplicidade
    Deve ser aplicada durante todo o processo, desde a definição dos requisitos até a entrega da solução, de forma a poupar tempo e entregar com agilidade.
  3. Feedback
    Está atrelado ao conceito de comunicação, o feedback visa retornar prontamente informações sobre o projeto entre os membros da equipe e clientes.
  4. Coragem
    Pode-se resumir na coragem de dizer não, quando necessário.

Conseguiu ter uma visão do universo de Gestão Ágil de Projetos? Quer aprender ainda mais? A Fundação Vanzolini oferece diversos cursos sobre Agile, entre eles, o curso Gestão Ágil! Venha conhecer!

Até a próxima!

Cursos de Agile da Fundação Vanzolini
ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados