Fundação Vanzolini

Analista de Dados: carreira, crescimento da área e oportunidades no mercado de trabalho

25 de abril de 2022 | 6min de leitura
Compartilhe:

Na era da hiperconectividade, dados são preciosos. Em forma de números, tendências, informações e conteúdo, os dados são, hoje em dia, matérias-primas e recursos necessários para qualquer empresa. É com base na leitura de informações, cada vez mais complexas, geradas pelos dados, que as empresas têm tomado suas decisões de negócio, lançamento de novos produtos e até de gestão de pessoas.

Os dados fazem parte de uma transformação digital e tecnológica que permeia todas as esferas da sociedade contemporânea. A digitalização, sem dúvida, dá o tom da nossa época. No entanto, a presença humana se faz fundamental para a análise, interpretação e aplicação estratégica dos dados gerados pelos softwares. Nesse sentido, temos o Analista de Dados, uma das profissões mais valorizadas e procuradas no mercado atualmente.

Mas o que faz exatamente um profissional que é Analista de Dados? Quais as áreas e oportunidades no mercado de trabalho? Para responder a estas e outras questões sobre a carreira de Analista de Dados, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

O que é um Analista de Dados

Para começar, é preciso entender o que faz um profissional que é Analista de Dados. Bem, esta pessoa tem como função traduzir os dados coletados com a finalidade de ajudar a empresa a tomar melhores decisões de negócios, com base em informações e diretrizes sólidas.

Por meio do uso de diversas técnicas e ferramentas, um Analista de Dados é capaz de descobrir e propor novos caminhos para a implementação de iniciativas capazes de gerar melhores resultados, otimizando tempo e recursos. Entre as ações, podemos citar: precificação de novos materiais, redução de custos de transporte e detecção de padrões e defeitos.

Assim, um Analista de Dados é o profissional que está em contato direto com os dados obtidos e verifica, por meio deles, como podem ser utilizados para responder a perguntas e a resolver problemas dentro da corporação.

O Analista de Dados, detentor não só do acesso aos dados, mas com conhecimento específico para relatar e explicar o que os números e informações significam, costuma atuar como conselheiro de gerentes de projeto e chefes de departamento.

Sua atuação, nesse sentido, está em orientar os responsáveis sobre como certos dados referentes à área podem ser modificados ou aprimorados.

Como trabalha um Analista de Dados?

Plural, diversificada e tão procurada atualmente, a análise de dados é uma habilidade que permite que o profissional transite por diversos setores e encontre empregabilidade tanto na esfera pública quanto privada.

Hoje, praticamente todo setor precisa de uma pessoa para a função de Analista de Dados. Desse modo, é possível atuar em áreas como finanças, contabilidade, vendas, marketing, saúde, planejamento, química, biologia, entre outras.

Em geral, os Analistas de Dados trabalham em equipes e grande parte do trabalho é feito com Linguagem Python, SQL e Power BI.

E, diante das mudanças no mundo do trabalho, a análise de dados é uma função que, na maioria das situações, pode ser desempenhada de modo remoto.

Quais as áreas de atuação do Analista de Dados?

Agora que sabemos o que faz um Analista de Dados, vamos às oportunidades de carreira e atuação desse profissional. Segundo o relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial sobre profissões do futuro, a análise e a ciência de dados serão os empregos com maior aumento de demanda até 2025.

Ainda de acordo com o relatório, ao lado de outras carreiras, como especialistas em Inteligência Artificial (AI) e em Big Data, há previsão de criação de 97 milhões de novos empregos no mundo.

A tendência do mundo é de se tornar cada vez mais digital e conectado, entretanto a presença humana segue como fundamental no momento da compreensão e articulação das informações. E sabemos que a demanda ainda é muito maior do que a oferta de profissionais capacitados.

Sendo assim, os profissionais que atuam como Analistas de Dados podem ter as seguintes responsabilidades:

  • Trabalhar com equipes de tecnologia, gerenciamento e/ou ao lado de Cientistas de Dados em projetos de Ciência de Dados;
  • Explorar dados de fontes primárias e secundárias;
  • Limpar e organizar dados para descartar informações irrelevantes;
  • Analisar e interpretar os resultados por meio do uso de ferramentas e técnicas estatísticas;
  • Identificar tendências e padrões em conjuntos de dados;
  • Identificar novas oportunidades para melhoria de processos;
  • Criar e apresentar relatórios para os gestores;
  • Projetar, criar e manter bancos de dados e sistemas de dados;
  • Corrigir problemas de código e problemas relacionados aos dados da empresa.

Vale destacar que na evolução da carreira como Analista de Dados está a possibilidade de atuar no universo da Ciência de Dados, na qual temos um perfil mais matemático e analista e uma visão mais estratégica dos dados.

Qual o perfil e como se tornar um Analista de Dados?

Como vimos acima, saber transformar dados em informação é o trabalho essencial de um Analista de Dados e, geralmente, esses profissionais são pessoas com formação relacionada à área de tecnologia. Entre elas podemos destacar:

  • Ciência da Computação;
  • Análise de Sistemas;
  • Sistemas de Informação.

Mas é possível ver profissionais de outros segmentos também, como:

  • Estatística;
  • Economia;
  • Matemática.

Além das graduações, existem cursos voltados para a análise de dados que agregam valor à carreira e modernizam e aprimoram os conhecimentos.

Em relação ao perfil de um Analista de Dados e partindo para algumas questões mais específicas sobre os conhecimentos exigidos para função, temos aptidões como:

  • Raciocínio lógico apurado e boa capacidade de interpretação;
  • Conhecimento em linguagens de programação;
  • Domínio em banco de dados (funcionamento, estrutura e a linguagem utilizada para consultas, o SQL – Structured Query Language);
  • Habilidade com números.

E, por fim, quanto ganha um Analista de Dados?

Talvez a resposta mais esperada venha agora. A faixa salarial de um Analista de Dados pode variar de R$2mil a mais de R$5mil, por mês (de um profissional iniciante até um experiente).

A carreira do Analista de Dados está em alta e sua expansão é certa ao longo dos próximos anos. Investir na formação de análise de dados é investir em um futuro presente.

Esperamos que as informações compartilhadas aqui tenham sido úteis. Até o próximo!

» Para saber mais sobre os cursos e tirar dúvidas, acesse o site da Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carrConheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Oportunidades e Carreira na Área de Dados:eira e mercado, inscreva-se aqui.

» Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Oportunidades e Carreira na Área de Dados:

Posts Relacionados