Fundação Vanzolini

Introdução ao Seis Sigma: por onde devo começar?

10 de abril de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

A introdução ao Seis Sigma é uma excelente opção para alcançar melhorias nos processos gerenciais das empresas preocupadas com a qualidade de seus serviços e produtos.

 

Toda empresa necessita de processos internos cada vez mais eficientes e econômicos. Assim, a introdução Seis Sigma é fundamental para reduzir erros e falhas nas operações.

O Seis Sigma é uma metodologia que melhora o desempenho das empresas a partir da análise dos seus processos, garantindo competitividade do negócio no mercado.

Para saber por onde começar, acompanhe a leitura a seguir!

 

O que é o Seis Sigma?

O Seis Sigma é uma metodologia de controle de qualidade, cujo propósito é identificar erros e defeitos nos processos internos de uma empresa.

Após a identificação desses problemas, é implementada uma série de melhorias nas operações internas, visando reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

Mas o que significa Sigma? Essa expressão possui origem na língua inglesa, porém, o sigma é uma letra do alfabeto grego (σ) que representa variações estatísticas.

Por isso, no universo empresarial, o Sigma é utilizado para medir a frequência de erros e acertos em diversas operações.

Geralmente, são avaliadas como as transações estão utilizando os recursos para satisfazer os seus clientes, e se está gerando mais lucros ou prejuízos para a empresa.

Ou seja, o Sigma determina quantas vezes ocorre desperdício, economia e lucro.

 

Níveis de Sigma

Para determinar as frequências das operações, é utilizado um sistema de níveis de Sigma que representam a escala de qualidade do negócio.

O nível Seis Sigma é o mais avançado e o ideal. Quando o Seis Sigma é atingido, significa que a empresa está operando no mais alto nível de excelência.

Mas, vamos entender os outros números da escala.

  • 1-Sigma: é quando a taxa de sucesso é muito baixa, algo equivalente a 690.000 erros em 1 milhão: 30,66% de sucesso nas operações;
  • 2-Sigma: ainda é baixa, algo em torno de 69,15% de acerto;
  • 3-Sigma: é o nível mediano para as operações e equivale a 93,32% de sucesso;
  • 4-Sigma: a taxa aumenta para 99,38% de sucesso;
  • 5-Sigma: 99,997% de qualidade;
  • 6-Sigma: é o nível ideal de excelência, com 99,9996% de sucesso.

A empresa que está no nível de 1-sigma possui uma taxa de sucesso muito baixa, o que significa que os seus processos estão gerando mais prejuízos e menos satisfação para o cliente.

O nível mediano é o 3-sigma, mas, ainda assim, é preciso continuar aprimorando os seus processos. Afinal, clientes prezam pela excelência e não pelo básico.

Para atingir o Seis Sigma, é necessário otimizar processos e reduzir as falhas da sua corporação.

Dessa forma, é importante saber a introdução Seis Sigma e utilizar essa metodologia para obter um diagnóstico preciso do seu negócio.

 

Como funciona essa metodologia?

O Seis Sigma funciona a partir da definição de metas e dos meios para atingir esses objetivos.

Após a primeira parte, é necessário coletar dados e fazer uma análise apurada de toda a parte operacional da corporação, por isso a importância da introdução Seis Sigma.

A partir do resultado das análises, é importante trilhar um caminho para implementar melhorias e garantir a excelência.

Mas, para que isso seja executado da melhor forma, há a estratégia DMAIC, o método para atingir o Seis Sigma:

 

Definir

O primeiro passo é definir quais são as metas que a sua empresa precisa alcançar.

Comece avaliando as dores dos clientes e depois observe o andamento das suas operações. Assim, você terá clareza sobre o que precisa melhorar.

 

Mensurar

A partir da observação do sistema operacional da sua empresa, é hora de estabelecer métricas para atingir níveis maiores de qualidade.

Saber como funciona 100% das operações ajuda a alcançar as metas definidas no primeiro passo.

 

Analisar

Identifique os erros e crie novos caminhos para eliminar os problemas na sua operação.

Para isso, tenha dados estatísticos em mãos, evitando análises equivocadas.

 

Incrementar

É hora de melhorar o seu sistema por meio de novas soluções. Utilize toda a sua criatividade e transforme a maneira de executar as atividades.

Não é necessário realizar mudanças estruturais, ao  aprimorar a operação já aumentará o nível de excelência.

 

Controlar

Após realizar toda a estratégia, é hora de controlar o novo sistema desenvolvido.

Nesse momento, o importante é garantir que todas as metas definidas sejam alcançadas e mantidas.

O ideal é utilizar ferramentas de monitoramento em tempo real, trazendo mais otimização e praticidade para a gestão.

 

Quais etapas devo seguir?

Agora que você já sabe como funciona o DMAIC, é hora de aprender como essas etapas podem ser executadas, de fato, no seu negócio.

 

1. Desenvolva o seu projeto

Para definir metas a serem alcançadas, é necessário, primeiro, criar um projeto. Porém, antes, é necessário conhecer o seu sistema atual e entender os erros existentes.

Após isso, você conseguirá preparar, planejar e organizar as suas próximas ações.

 

2. Identifique oportunidades e erros

Aqui você irá descobrir os pontos fortes e fracos dos seus processos operacionais. A partir disso, é hora de definir novas estratégias e aumentar a capacidade daquilo que já funciona.

 

3. Implemente as melhorias

Após a identificação de erros e acertos, você saberá em que nível Sigma a sua empresa se encontra.

Assim, é o momento de implementar as melhorias e monitorar o novo sistema.

 

Quem são os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto?

Para que o projeto Sigma tenha sucesso na sua empresa, é preciso envolver todos os funcionários. Porém, é importante desenvolver uma equipe multidisciplinar capaz de alcançar resultados promissores.

Essa equipe deve ser liderada pelo Champion e pelo Black Belt. Todos eles devem ser altamente capacitados na metodologia Seis Sigma para executar essas ações.

O que faz o Champion? Garante que as melhorias sejam implementadas com sucesso, evitando barreiras. Ele aprova ou reprova propostas de melhorias no sistema.

Já o Black Belt é o líder da equipe. Ele conduz todos os membros na execução correta do método DMAIC, além de identificar oportunidades de melhorias nas operações.

A equipe multidisciplinar, liderada por esses profissionais, deve ser envolvida e motivada a melhorar todo o sistema do negócio. Os dados devem ser coletados e analisados com seriedade. A comunicação clara e precisa com as lideranças também é fundamental.

 

Essa metodologia apresenta resultados?

Com certeza! Um dos pioneiros de maior sucesso na metodologia Seis Sigma é a General Electric. Nos anos 90, a empresa passou por uma mudança em seus sistemas a partir da implementação de melhorias na sua equipe.

Tudo foi avaliado e executado a partir da introdução Seis Sigma, em que foi possível aumentar consideravelmente a produtividade e os recursos financeiros da corporação.

Este conteúdo foi útil para você? A metodologia Seis Sigma é reconhecida como sendo uma das mais avançadas e eficazes no mercado. A Fundação Vanzolini oferece diversas soluções para as empresas, além de um conjunto de cursos, com especialistas na área.

 

Conheça as soluções Seis Sigma da Fundação Vanzolini

 

E se você tem interesse em se aprofundar mais neste assunto, conheça os cursos:

Yellow Belt Lean Seis Sigma
Green Belt Lean Seis Sigma
Upgrade para Black Belt em Lean Seis Sigma

 

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados